soberania portuguesa sobre olivença

Secçãoo dedicada a Olivença e a toda a temática relativa a este território.

Moderador: Beladona

Responder
antoniomsousa
Monárquico
Monárquico
Mensagens: 225
Registado: 20 de fevereiro de 2013 às 13h54

soberania portuguesa sobre olivença

Mensagem por antoniomsousa »

Em situação de fraqueza diplomática e sob ameaça de força, o governo português teve de ceder à exigência de Carlos IV de Espanha, assinando o duplo Tratado de Badajoz de 6 de Junho e Tratado de Madrid de 29 de Setembro de 1801 e reconhecer à Espanha a posse da Praça de Olivença.

O Tratado de Badajoz estipulava que a violação de qualquer um dos seus artigos, por qualquer uma das partes contratantes, conduziria à sua anulação , o que veio a suceder com a assinatura do Tratado de Fontainebleau em 27 de Outubro de 1807 (tratado franco- espanhol que previa a invasão de Portugal e sua divisão ), e posterior denuncia do tratado em 1808 por portugal.

Em 1817, quando subscreveu o diploma resultante do Congresso de Viena (1815), a Espanha reconheceu a soberania portuguesa sobre Olivença, comprometendo-se à entrega do território o mais prontamente possível. No entanto, tal nunca chegou a acontecer.

Sendo assim, porque a Espanha continua teimosamente a recusar a sua entrega?? se todos os argumentos espanhóis para a sua ocupação , são nulos?

Responder