Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
Registar Registe-se neste Fórum (Gratuito)   Entrar Entrar no Fórum

antoniomsousa
Monárquico
Monárquico


Offline
Mensagens: 198

Mensagem Enviada: Ter Jun 10, 2014 08:48     Assunto : monarquia vs republica Responder com Citação
 
aproveitando o caso dos nossos vizinhos espanhóis, decidi aqui trazer um pequeno texto, do Dr. Salvador Horta e Costa, publicado no site do PPM, do qual é conselheiro, que nos elucida de um modo geral as vantagens de um regime monárquico.

" A SUCESSÃO MONÁRQUICA vs PRESIDENCIAIS
(Aproveitando o actual exemplo de Espanha)

Muito se tem falado nos últimos dias acerca da velha questão em assunto e ainda bem que assim é!

Muito me agrada pessoalmente e creio que seja esse sentimento, extensivo a todos os democratas, verificar que em Portugal, até a dita esquerda defende um referendo popular acerca do regime – Monarquia ou República.

Apraz-me pensar que igual revindicação por parte dos monárquicos portugueses, terá o apoio incondicional pelo menos dessa esquerda que agora tão bravamente defende esse direito.

Mas tomando o assunto tão mediático como a sucessão da Coroa espanhola em curso, gostaria de referir algumas vantagens, relativamente a uma eleição presidencial.

Comecemos por analisar a estabilidade governamental:

Ao nível da sucessão dinástica a mesma é total, pois não existe uma “luta” de poder entre partidos com assento parlamentar, continuando estes a dedicarem-se exclusivamente ao governo do País, não havendo uma dedicação – como no caso da república – às respectivas campanhas eleitorais do seu candidato.

Nenhuma decisão é adiada, pois a vida do País prossegue pacificamente e sem alarido ou inseguranças, pois o futuro Rei, é de todos conhecido e reconhecido por fazer já parte da vida política e social da Nação, desde o seu nascimento.

Vejamos agora em termos económicos:

- Não há gastos em campanhas eleitorais.

- Não há gastos em toda uma organização de um acto eleitoral (emissão de boletins de votos, disponibilização de espaços, contratação de staff para as mesas, etc, etc, etc)

- O acontecimento de uma coroação, é um acto único, tão dispendioso ou menos, como a tomada de posse de um presidente, mas com um carisma muito mais mediático a nível nacional e internacional.

- De tal forma que dinamiza o turismo, quer interno, quer externo.

- Beneficia o comércio do País, proporcionando aos seus comerciantes e prestadores de serviços, mais trabalho. Veja-se a título de exemplo, a venda de todo o merchandising que envolve o evento (e que se mantém por longo período de tempo) e a hotelaria em geral.

- Numas presidenciais, desde a pré-campanha, passando pela campanha, até às eleições, tomada de posse e vigência do 1º ano de mandato do presidente, a economia sofre sempre um período de “marasmo”, a bolsa de valores enfraquece, bem como o investimento e transacções internacionais, pois a tendência é aguardar para saber qual o partido que vai vencer as eleições e posteriormente, qual a atitude do novo presidente, pois certo é, que um País republicano tem destinos políticos e consequentemente económicos diferentes, dependente do presidente eleito ser do partido que governa na altura ou do partido da oposição.

Tal não se passa com o Rei, pois este não tem partidos políticos. Está apenas a servir a Nação.

Ou seja: O País lucra, em todos os sentidos com uma coroação, ao invés de dar apenas despesa. "
 
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular