Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
O Dia em que mataram o Rei
O Dia em que mataram o Rei O Dia em que mataram o Rei
2008.01.25 06:07h
José Jorge Letria assinala Centenário com a apresetação de novo livro infantil
Imprimir Imprimir este artigo • Texto : Pequeno Normal Grande
Fechar
Enviar artigo por email
Indique o endereço de e-mail para o qual deseja enviar uma mensagem contendo um link para este artigo:

Realiza-se a 25 de Janeiro (6.ª feira), pelas 19h00, na livraria Byblos, em Lisboa, a apresentação pública de O DIA EM QUE MATARAM O REI, o novo livro infantil de José Jorge Letria, ilustrado por Afonso Cruz, que assinala o centenário do Regicídio, a 1 de Fevereiro de 1908, do Rei D. Carlos e do Príncipe Herdeiro D. Luís Filipe.
 
Em O Dia em que Mataram o Rei, através das palavras e reflexões de um menino de dez anos, José Jorge Letria faz uma síntese do panorama político e social que antecedeu o fim da monarquia, revelando aos mais pequenos o acontecimento que ditaria, em Portugal, o início do fim de quase de 770 anos de monarquia e que, pouco mais de dois anos depois, culminaria na Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910.

Falando-nos da pobreza generalizada e da opressão policial dessa época conturbada, José Jorge Letria tem a preocupação de confrontar as crianças igualmente com a outra face da moeda: apresenta-lhes o retrato de um rei de tendência humanista e que tentou engrandecer a imagem de Portugal no mundo.

Fonte: Texto Editores.

Miguel M. Costa
Comentar Comentar
  Anónimo
log-in? | registar
Restam 1200 caracteres
Comentários Comentários (0)
Este artigo não recebeu comentários. Pode adicionar o seu comentário, utilizando o link "Comentar" por cima desta mensagem.